mais leituras!!!





parte do que faço tem ver com ajudar crianças a aprender a ler...
lerem-se a elas, lerem os outros, lerem o espaço em volta, lerem os sentimentos, lerem as regras intrinsecas às relações humanas...
para que depois possam perceber as regras inerentes à leitura e se permitam a ler o que alguém escreveu sem medo de descodificar a mensagem!


já não me lembro do tempo em que não sabia ler... mas já lia nos meus pais a importância de conseguir descodificar aqueles simbolos pequeninos cheios de curvas e contra-curvas, rectas e espaços vazios dos quais gostavam tanto...


se era importante para eles para mim também seria... e tem sido!
lembro-me de me oferecerem livros e primeiro me contarem as histórias que lá vinham, lembro-me de desejar fazê-lo sózinha, lembro-me do inicio... ler as letras uma a uma e fazerem sentido só por si, depois de as colocar de mãos dadas e ganharem novos significados cada vez mais diversos, complexos e profundos...


lembro-me de ter sempre a segurança necessária para explorar mais e mais a leitura sem medo da mensagem...


lembro-me de escrever numa composição sobre "o que queres ser quando fores grande?" que queria ser um pássaro que um dia fugia da gaiola da casa da família onde morava e ia explorar o mundo, mas depois voltava por que tinha saudades... lembro-me do o ler para a professora e não ser ser exactamente essa a resposta que ela queria para esta pergunta... lembro-me que os meus colegas quando fossem grandes queriam ser médico, advogados, bombeiros ou polícias, nem mais um quis ser pássaro como eu... lembro-me de ter suficiente por causa de abusar da liberdade artistica, "muito bem porque está sem erros, mas a ideia..."


terá sido, talvez, esta a primeira vez em que me apercebi que para pessoas diferentes a mesma mensagem tem significados dispares...


um sorriso, um olhar, uma palavra, um gesto, um beijo, um abraço podem ter as mais diversas interpretações, significados, sentidos consoante quem os dá e quem os recebe...


há dias em que me sinto uma perfeita analfabeta das pessoas, das situações, das coisas que acontecem

das páginas brancas... dos outros...


la page blanche rené magritte



mas felizmente há dias que não!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

como tu nunca...