tOrTuRaS



Ilustration by Jason Smith


Hoje iniciei o dia de uma forma, como direi ,“eSpECiaL”... especialmente desagradável, tortuosa e posso mesmo dizer dolorosa. Estive fechada num pequenino espaço com 40 criancinhas amorosas a berrarem, sem dó nem piedade, canções da Floribela. Estavam por todo o lado e não havia forma como escapar. Ainda estou a recuperar…

Mal cheguei ao work, antes de iniciar os atendimentos, fui beber o belo do café da manhã, para me acalmar, enquanto lia o jornal diário. Deparei-me com a seguinte notícia: “Bush aprova lei que permite julgar suspeitos de terrorismo em tribunal militares”.

[ Continuei a ler. ]

Esta lei autoriza entre outras medidas: interrogatórios sem a presença de advogados ; um leque de procedimentos legítimos (mas pouco objectivos) para prisões secretas da CIA, o uso de “interrogatórios musculados” (nem quero saber o que isso é) e a impossibilidade de os detidos contestarem o que quer que seja sobre as suas detenções (que se lixem os direitos de cada um).
E tudo isto em nome do quê? Diz o “sinhore” Bush, sem tirar nem pôr, “São raras as ocasiões em que um Presidente pode assinar uma lei que vai salvar vidas americanas. Tive agora esse privilégio”. Muito bem!!!! Emocionante… Penso... Só lhe faltava mesmo trautear: “Não tenho nada e tenho tudo. Sou rico em sonhos e pobre em ouro. Do que me importa se todo esse dinheiro não compra amigos, estrelas o amor verdadeiro.”

De repente a minha cabeça começou a estabelecer mil ligações…
Será que o meu episódio matinal, o das criancinhas amigas da Floribela, é aquilo a que o Bush chama de “interrogatório musculado”? Será que é um novo tipo de tortura elaboradíssima?

Sou suspeita de quê?
[ MEDO ]

Brincadeirinha à parte. Eu sei que os terroristas são umas bestas loucas, mas esta lei vem abrir uma série de precedentes contra os direitos humanos. Desde quando a tortura pode e deve ser um instrumento banal e legal para se fazer justiça? Quem é que decide quem é suspeito ou não?... and so on… and so on...

Continuo em recuperação...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

como tu nunca...