encontrar o norte...

volta e meia sinto necessidade de encontrar o norte... e lá me desloco até ao porto...
cidade que gosto e que vou sentindo, cada vez mais minha, por interpostas pessoas que entraram na minha vida e cá vão permanecendo... porque quando gosto é muito, para sempre, até às tripas...
essas pessoas têm-me apresentado locais que vou tomando para mim nos quais construo lembranças, nos quais vou (re)criando a minha história...
o porto é sentido e sente-se, é acolhedor, envolvente, a apregoada falta de luz (por oposição a lisboa) envolve-nos e esgota-se na iluminação dos sorrisos dos portuenses, no seu sentido de humor, no desejo sempre presente para que nos sintamos em casa, nos braços abertos e no sotaque que me entra no ouvido, me embala e me deixa saudades...
lembro-me da primeira vez que o porto me seduziu, logo à chegada... tinha uns 12 anos e "o velho casario que se estende até ao mar" foi imagem que ficou indelevelmente gravada nas minhas memórias... e fui voltando sempre a um sítio que ao mesmo tempo que distante me parecia sempre - e mais - acolhedor... a primeira vez em serralves... os dias 25 de dezembro que gosto de passar com as "bizinhas"... a ribeira... as pessoas que vou conhecendo... o porto também foi palco para memórias menos boas, algumas lágrimas e de um último adeus que por ter sido tão sofrido, deixou marca funda... também é por ti, tio que o porto é sentido, é de abrigo, de dor e de esperança... depois há também leça, a foz, o mar que é especial como a cidade, as francesinhas no madureira's a horas que ninguém desconfia, o sushi no gosho (no hotel porto palace ;) ), o colling com gelado de tangerina na tavi (com a minina juana e a minina kate) e os fins de tarde naquela deliciosa esplanada... os telefonemas no porto e do porto, lembrei-me de ti junto ao rio, junto ao mar, no porto à noite...
por tudo isto e por tudo o que não disse, que ainda não senti, que ainda me falta viver ali
gosto do porto e sinto que também já o posso chamar meu...

meu PORTO de abrigo

PS assim de repente só me ocorre uma falha no porto... não é lá a nova catedral ;)

Comentários

Michelle disse…
Como te compreendo, os amigos, os locais, a cidade, o cinzento, o frio, o calor humano, serralves, as pontes, a foz, o rio, a vista magnífica da ribeira, o palácio de cristal.... bolas que saudades do Porto!
Anónimo disse…
O Porto também gosta muito de ti...

;)*****

Mensagens populares deste blogue

como tu nunca...