memórias da colónia... do que fui... do que sou...

há 5 anos esta era uma experiência (única) que encerrava um ciclo, o ano de estágio... quando na reunião final com todos os miúdos me perguntaram o que é que tinha significado para mim... tentei explicar, mas as palavras eram poucas e as emoções mais que muitas a saltar da garganta e junto com a voz que teimava em não sair da garganta saltaram as lágrimas à toa... a mim aos miúdos e alguns outros adultos bem habituados a estas lides... consegui a agradecer aos miúdos o tudo que me deixaram aprender com eles e aos crescidos o tudo que me ensinaram!
à saida um dos meus meninos disse-me: não chores, tu para o ano voltas para a casa da praia, não voltas? disse-lhe que sim, a certeza na voz e dentro do coração contrariava o que sabia na cabeça, não era suposto voltar, acabava ali! mas não acabou e no ano seguinte voltei só para visitar e fui ficando sabe-me sempre tão bem o tempo passado ali, em almoçageme :)

depois de um interregno forçado porque teve mesmo que ser, voltei outra vez este ano, porque houve um jantar onde se arranjou o dinheiro necessário para continuar a proporcionar este momento a estas crianças (obrigado a todos os que lá estiveram e aos que colaboraram! sem vocês não tinha sido possivel.)
... e porque me ofereci para o caso de ser preciso.

ainda em lisboa enquanto nos preparavamos para sair fui reconhecendo algumas caras sem ter uma razão lógica para isso, mas alguns eram mesmo meninos que conheci no outro tempo em que a casa foi também minha e que agora tinham crescido, outros eram irmãos dos meus meninos que frequentam actualmente a casa da praia, uma familiaridade estranha mas boa... saudades de todos! eu estou bem e vocês???

não há amor como o primeiro, verdade?!? e neste caso foi isso mesmo que aconteceu... o primeiro menino que contactei mais de perto, porque chegou atrasado... foi o que apelidei de rui costa do atlético, que não queria que lhe tirasse fotos porque ele era feio (só tiro fotos a pessoas feias, porque é que achas que tiro fotos a mim própria), que me chamava chata (e fui mesmo!), mas que nas caminhadas procurava a minha mão e que me fazia perguntas das quais já sabia a resposta (posso partir aquele bocado do muro? posso arrancar aquele arbusto? ao que eu lhe respondia: porque que é me fazes cuja resposta sabes de antemão que é a mesma que se me perguntasses, posso espetar garfos nos olhos ou uma faca nos rins? e ele ria, ria e não voltava a perguntar... ganhou-me quando não aceitou comer um gelado porque seria o segundo do dia, por isso não tinha necessidade!

na generalidade os miudos aceitaram bem a presença da professora teresa apesar de nunca a terem visto na vida, uns mais curiosos aproximaram-se, outros mais ariscos aproveitaram-se da minha "inocência" e vá de me convidar para ir procurar o cágado do ano passado ao jardim, não duvidei das boas intenções deles, mas devia... regra de todas as colónias até da minha, a do outro tempo, que já não lembrava "é proibido ir para o jardim!" ;)
caras novas, sorrisos novos, a mesma malandrice... à qual consegui dar a volta depois de me ambientar.
mais uma vez me permitiram aprender com eles, me fizeram exercitar a imaginação, me sugaram até ao tutâno e me fizeram amar cada segundo...

aprendi:
- coisas de dinossauros e ensinei os cuidados que a mães e professoras dos dinossaurozinhos tinham para lhes ensinar a intimidade...
- coisas de toques na bola e ensinei coisas de perigos nos precipicios debaixo da minha asa
- coisas de jogos de escondidas e ensinei coisas de afectos
- coisas de desenhar e de dançar e ensinei coisas de tempos que se têm que dar
- coisas de ouvir e estar atenta e ensinei caminhos
- coisas de sentir e ensinei a pensar em alternativas
- coisas que não se sabe que não se pode fazer porque não estão nas regras e ensinei a trabalhar em equipa
- muitas mais coisas do que consegui ensinar certamente...

e também houve os momentos dos adultos pela noite dentro entre os queijos e o copo de vinho, as conversas e as canções, as recordações dos momentos que ficaram lá atrás, nestas colónias dormimos sempre a correr... e é tão bom!

depois a escalada e os momentos de parar o corpo e contemplar a paisagem, pouco tempo que eles têm sede de viver, de fazer, de ir... e as gaivotas e os castigos justos ou injustos, mas bastante conversados e as pazes e os abraços, as mãos e os colos, os medos e os cansaços, enroscarem-se bem perto porque se sentem seguros... ser para eles o porto de abrigo naquele momento...

as conversas às refeições e noutros momentos, sobre muita coisa ou quase nada, inventar mil maneiras de os fazer comer tomate e sopa e alface e peixe frito e queijo com pão quando afinal o que "eu queria mais na vida era comer queijo sem pão!", ter de dar o exemplo e comer tudinho sem refilar e fazerem-me lembrar que eu era tal e qual assim (sorrir por dentro) e ter uma atitude educativa no que respeita à alimentação, ainda que pouco sentido me faça, mas tem que ser!
(... ainda hoje gosto mais de queijo sem pão, não gosto assim tanto de sopa, verduras poucas e peixe frito com arroz de tomate, blgrrr)

amei cada segundo, foi muito intenso e mais uma vez me marcou fundo no coração e no corpo, que vim cheinha de nódoas negras e arranhões, bons... de lembrar que cada momento vai ficar na minha pele feito tatuagem!




... se a minha mãe me visse diria: "isso não são pernas que uma menina possa mostrar!" deve ser por isso que prefiro usar calças ;)



quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que nao vivi junto do mar...

sophya de mello breyner andersen

... e em almoçageme :)

eu

Comentários

Anónimo disse…
Mas que grande fim de semana! Sempre em grande, Teresinha, é assim mesmo! ;)*
Clau disse…
Só podia resultar em momentos especiais... absoluta e invariavelmente, para ti e para os meninos.

E vivam as nódoas negras... qualquer dia entram na moda. É ver o belo do creme na bela da perfumaria, caríssimo que promete nódoas negras em 1 semana.
Estamos sempre na vanguarda :)
...
disse…
com nódoas negras destas reais, sentidas na pele, some-se o espaço para as nódoas negras da alma!!!

Mensagens populares deste blogue

como tu nunca...